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Paraná inaugura novo posto de GNV e amplia corredores sustentáveis para transporte pesado

Operação teve início há dois anos, quando Guto Silva comandava a pasta de Planejamento; Paraná já conta com 34 postos de GNV, referência nacional em transporte limpo

há uma hora

Assessoria

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Paraná inaugura novo posto de GNV e amplia corredores sustentáveis para transporte pesado
Foto: Valdelino Pontes
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O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV – Novo Posto no Corredor Sustentável do Paraná, no Posto Pelanda Caraguatá, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa integra a ampliação da infraestrutura destinada ao transporte pesado com combustíveis de menor impacto ambiental e dá continuidade ao projeto estruturado há dois anos, ainda sob sua gestão na Secretaria de Planejamento.

Durante o evento, Guto Silva destacou a importância logística e ambiental da expansão da rota. “Esse é um passo importante para reduzir as emissões no transporte pesado. Primeiro com o gás natural e, futuramente, com o biometano, ampliamos alternativas mais limpas para a logística que liga o Paraná ao principal eixo produtivo do país”, afirmou.

Guto Silva reforçou que o Estado já se preparou para uma malha de abastecimento integrada. Para o próximo ano já há ações para desenvolvimento de mais postos GNV/biometano nos municípios de Maringá, Cambé e São José dos Pinhais. “O Paraná está pronto de ponta a ponta, de gás a gás. É gás natural, biometano, de Londrina, Maringá, Porto de Paranaguá, no sentido de São Paulo. São os corredores sustentáveis que colocam o Paraná na vanguarda do abastecimento de gás natural, que descarboniza a cadeia, que é mais sustentável e dá mais competitividade para o Estado continuar crescendo forte”, disse.

Posição estratégica

Localizado na BR-116 (Regis Bittencourt), antes do contorno de Curitiba, o posto é um marco, pois viabiliza, pela primeira vez no trecho paranaense, o abastecimento de caminhões movidos a GNV ou biometano vindos diretamente do interior paulista ou da capital. A posição estratégica permite que veículos oriundos de municípios como Registro e Campinas completem a viagem até Curitiba com abastecimento adequado, reduzindo em cerca de 50 quilômetros o deslocamento que antes obrigava os motoristas a seguirem até pontos mais ao sul da Região Metropolitana. Uma viagem de quase 400 km passa a ser feita com cerca de 350 km, otimizando tempo, custo e logística.

A estrutura inaugurada se soma ao avanço da rede de corredores sustentáveis, que consolida o Paraná como referência nacional em transporte limpo. Atualmente, o Estado conta com 34 postos de GNV, sendo 13 preparados para abastecer caminhões, e está estruturando rotas específicas de longa distância com capacidade para operar tanto com gás natural quanto com biometano. Essas rotas incluem o eixo Norte Central – que conecta Londrina, Maringá e Porto de Paranaguá –, passando pelos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.

Alta capacidade

Entre os postos que integram esse sistema está o de Ponta Grossa, inaugurado há três meses, que se destaca por ser o maior do Brasil em capacidade de abastecimento de veículos pesados em alta pressão. A unidade pode atender seis caminhões simultaneamente graças a uma infraestrutura específica, projetada para suportar operação de grande escala. Esse posto recebe biometano do aterro sanitário de Ponta Grossa, e o fornecimento dessa energia renovável será ampliado a partir do primeiro trimestre de 2026.

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