Inicia nesta segunda-feira (30) e termina na próxima sexta-feira (04), em Foz do Iguaçu, o encontro ministerial do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, bloco que reúne as 20 maiores economias do planeta. O evento, que contará com cobertura do portal D’Ponta News, é organizado pelos Ministérios de Minas e Energia (MME) e de Relações Exteriores (MRE) e tem o apoio da Itaipu Binacional.
Para o diretor do Grupo D’Ponta Mídias e Consultoria, João Barbiero, realizar a cobertura mostra a importância que a companhia tem no cenário estadual e nacional. “Seremos o único meio de comunicação dos Campos Gerais com cobertura exclusiva diretamente de Foz do Iguaçu. Isso mostra, além da importância do Grupo D’Ponta no cenário estadual, a nossa credibilidade em âmbito nacional”, destaca. Em complemento, Barbiero aponta que “85% do PIB do mundo vai estar reunido aqui em Foz do Iguaçu até o dia 4. É uma preparação para a COP 30, que acontece no Pará. É muito importante esse encontro porque os participantes são os agentes financeiros, representantes dos países mais ricos do mundo e ministros que vão discutir transição energética e também investimentos para que o mundo tome um rumo diferente na questão ambiental. É um evento que repercute mundialmente”.
São aguardadas mais de mil pessoas do Brasil e de outros países, entre elas diversas autoridades. Além das reuniões ministeriais e eventos paralelos, Foz também será sede das reuniões do Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI), dois fóruns permanentes de discussão sobre transição energética.
G20
O grupo é o principal fórum de cooperação econômica internacional e desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas. Ele conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.
Inicialmente, o G20 concentrava-se principalmente em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.
A reunião em Foz do Iguaçu, por exemplo, será focada na questão da transição energética, uma das bandeiras da presidência do Brasil no fórum. A Itaipu Binacional, como uma das referências mundiais no tema, fará parte dos debates deste evento.