Domingo, 26 de Janeiro de 2025

Exclusivo: Enio Verri critica fake news envolvendo a Itaipu Binacional e destaca bom momento da economia

2025-01-25 às 15:51
Foto: Rafa Kondlatsch | Itaipu Binacional

O programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero, deste sábado (25) contou com entrevista do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. Durante a conversa foram pautados diversos assuntos envolvendo a empresa, política, economia e fake news e investimentos no Paraná.

Verri iniciou a conversa expondo a frustração com as notícias falsas que têm circulado sobre a Itaipu Binacional, em especial as que falam que a empresa estaria contraindo dívidas. “Essas mentiras não ajudam ninguém. Elas fazem com que as pessoas passem a olhar a empresa com outros olhos”, afirmou. Ele citou que a empresa está financeiramente bem e relembrou o bônus concedido recentemente pela mesma, que dará descontos na conta de luz de alguns paranaenses. “A mentira tem perna curta, mas enquanto isso, as pessoas ficam inseguras e preocupadas, ao invés de enxergarem os avanços reais que o Brasil está vivendo”, disse, ressaltando a importância de combater informações falsas.

Economia

Em relação à economia brasileira, Verri destacou que o Brasil atravessa um momento positivo, com taxas de desemprego em níveis historicamente baixos. “Nunca tivemos uma taxa tão baixa como agora. Em muitas empresas, há falta de mão de obra”, explicou. Segundo o diretor-geral, a escassez de trabalhadores tem levado ao aumento dos salários médios, refletindo o bom momento econômico.

Verri, no entanto, também reconheceu o aumento no custo de vida, especialmente nos supermercados. Além disso, ele apontou que existe uma estratégia de cartel envolvendo determinados produtos, o que faz com que o bom momento econômico não seja refletido diretamente ao consumidor. ”

Sobre a recente reforma tributária, que zerou os impostos sobre alimentos, Verri criticou a prática de algumas empresas de não repassar a redução de impostos para os preços ao consumidor. “O que deveria ter sido passado ao povo, virou lucro para o empresário. Isso é imoral.”, opinou. Ele também defendeu que o governo intensifique as fiscalizações para garantir que os benefícios da reforma cheguem de fato ao consumidor.

Investimentos da Itaipu

A Itaipu Binacional, sob a gestão de Verri, tem focado seus investimentos em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), uma política pública determinada pelo presidente Lula. O diretor citou como exemplo o município de Ivaí, no Paraná, que recebeu cerca de R$ 2 milhões para investimentos em infraestrutura, energia solar e outras áreas. “Quanto mais pobre o município, mais atenção ele recebe da Itaipu”, explicou. Esse investimento inclui desde a pavimentação de ruas até ações de proteção ambiental e melhorias em sistemas de energia. Verri também falou sobre a pavimentação realizada na Vila Hilgemberg, em Ponta Grossa, destacando os benefícios diretos para a população local, como a valorização de imóveis e embelezamento da região.

Candidatura a governador

Ao fim da entrevista, ele foi questionado sobre a possibilidade de se candidatar ao governo do Paraná em 2026. Verri, porém, afirmou que está focado nos projetos atuais da Itaipu. “Fico muito orgulhoso que a população lembre do meu nome, isso prova que a nossa gestão está indo bem. Mas agora é hora de concluir os projetos que iniciamos, entregar as obras e garantir que as políticas públicas que o presidente Lula assumiu sejam concretizadas”, declarou.

Enio Verri deixou claro que, embora o interesse político seja natural, ele acredita ser cedo para discutir a próxima eleição, enfatizando que o momento é de trabalho e entrega de resultados.