Terça-feira, 01 de Outubro de 2024

PCPR é destaque no combate ao tráfico de animais em evento da ONU em Nova York

2024-10-01 às 15:41
PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) foi destaque durante o evento Summit of the Future, realizado na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova York, na última semana. O corporação chamou a atenção pelo combate a crimes contra a fauna e ao tráfico de animais silvestres.

O delegado e ambientalista Guilherme Luiz Dias, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, que representou a PCPR e o Brasil no evento, apresentou os esforços da corporação e do Paraná na luta contra o tráfico de animais, uma prática que ameaça a biodiversidade global. “É a terceira atividade criminosa mais lucrativa do mundo, atrás somente do tráfico de drogas e de armas. A PCPR resgata mail de mil animais por ano e, em média, 50 pessoas são presas anualmente por crimes contra a fauna no Paraná”, afirmou o delegado.

O site da ONU publicou reportagem sobre a atuação da Polícia Civil do Paraná no combate ao tráfico de animais que pode ser conferida AQUI.

O evento abordou temas como meio ambiente, direitos humanos e paz mundial, culminando na elaboração do Pacto para o Futuro, compromisso ratificado por 193 nações para transformar a governança global.

Foram promovidos debates e painéis para elaboração e discussão do texto do Pacto para o Futuro. “Foi uma oportunidade única de representar o Brasil, o Paraná e a PCPR em assuntos de tamanha importância para as presentes e futuras gerações, sobretudo sobre a importância da preservação do meio ambiente, tema pelo qual lutamos todos os dias”, destacou o delegado Guilherme Dias.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS – Além da participação no Summit of the Future, o delegado representou o Brasil em Washington, entre os dias 9 e 20 de setembro, em um curso sobre como as mudanças climáticas impactam a segurança global, reforçando o papel da PCPR na proteção ambiental. O curso foi promovido pela Escola de Guerra do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Denominado Mudanças Climáticas e Implicações para a Defesa e Segurança, o encontro reuniu mais de 100 especialistas em temática ambiental oriundos de 27 países das Américas e da África.

AEN