A diretora da Mission Urban Transitions, Giorgia Rambeli, elogiou o compromisso da Itaipu Binacional com a integração energética regional. Nesta quinta-feira (3), ela fez um pronunciamento sobre algumas das conclusões da Mission Innovation (MI), que realiza sua 9ª reunião junto com o 15º encontro de Clean Energy Ministerial (CEM), no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR).
“Fiquei muito impressionada, não apenas pela contribuição da usina hidrelétrica para a integração elétrica regional, mas também pelo apoio que a Itaipu oferece em processos e serviços em relação à sustentabilidade. Fiquei especialmente impressionada sobre as relações entre o Brasil e o Paraguai e feliz por ver esses dois países atuando juntos”, afirmou Giorgia.
Como porta-voz da Mission Innovation (MI), ela leu um comunicado sobre a inclusão do Brasil na Mission Urban Transitions (UTM), ou Missão de Transições Urbanas, uma das missões da MI. “Com seis cidades brasileiras já fazendo parte da UTM, a inclusão formal do Brasil ressalta o papel crítico da colaboração multinível entre cidades, nações e parceiros internacionais no avanço das transições energéticas sustentáveis”, informou.
Segundo a diretora, a entrada do Brasil na UTM contribui para a busca de futuros urbanos inclusivos, resilientes e livres de emissões de gases do efeito estufa. “À medida que o Brasil aumenta sua liderança em sustentabilidade urbana, seu envolvimento alinhará ainda mais os esforços com os objetivos globais no caminho para a COP30, fortalecendo o compromisso do país com as metas do Acordo de Paris”, concluiu Giorgia.
Criada em 2015, em paralelo ao Acordo de Paris, a Mission Innovation (MI) serve como plataforma intergovernamental para promoção da inovação em energias limpas por meio da cooperação entre governos, setores público e privado, investidores e academia. Reúne 22 países, incluindo o Brasil, e a União Europeia.
da Itaipu Binacional