O programa de capacitação em tecnologia da informação do Governo do Paraná, Talento Tech, foi eleito o vencedor na votação popular do 5º Prêmio Conexão Inova, que reconhece iniciativas inovadoras na gestão pública brasileira. O Talento Tech recebeu 383 votos, ficando 249 votos à frente do segundo lugar, o projeto Gota da Vida, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde.
O prêmio é promovido pela Rede Conexão Inovação Pública e busca reconhecer as iniciativas mais transformadoras nas áreas de gestão pública, políticas públicas, tecnologias disruptivas e cidadania digital.
O Paraná também conta com duas iniciativas finalistas na premiação formal, o Talento Tech na categoria “Políticas Públicas: ações em andamento”, e o Concurso de Bengalas Inteligentes na categoria “Inovação aberta e Contratação de Soluções Inovadoras: ações em andamento”.
A premiação acontece em duas fases, a primeira de voto popular, na qual o programa Talento Tech se sagrou campeão, e outra final de análise técnica, em que os projetos finalistas são analisados por uma banca. O anúncio dos vencedores acontece entre os dias 2 e 4 de junho durante o evento Convergência, em Belo Horizonte (Minas Gerais), de 02 a 04 de junho.
Desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); Planejamento (SEPL); Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Educação (Seed), o programa Talento Tech conta com um investimento de R$ 62 milhões e tem como objetivo capacitar jovens para atuar no setor de tecnologia, promovendo formação gratuita e conexão com o mercado de trabalho.
O secretário da Inovação, Alex Canziani comemorou o feito e destacou a indicação do Concurso de Bengalas Instigantes, que também concorreu à premiação. “Das mais de 700 ideias que foram mandadas para concorrer, o Paraná, por meio da SEI, conseguiu ter dois projetos finalistas, e isso por si só já é uma grande vitória. É o Paraná mais uma vez sendo reconhecido por esse trabalho que estamos realizando frente à inovação”, afirmou.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o programa Talento Tech, que terá mais mil vagas abertas em março, mostra o trabalho que o Governo do Estado tem realizado para que os jovens paranaenses tenham oportunidades reais em grandes empresas de tecnologia, sem que tenham de deixar suas cidades.
“Vencer este prêmio de Inovação na votação popular traz muita alegria para a gente como gestor público porque mostra o reconhecimento, principalmente vindo dos alunos, que têm visto valor e resultado no programa Talento Tech. Vemos que eles estão se aplicando muito nas disciplinas e tirando grandes notas. Estamos mudando a realidade dessas famílias e, por consequência, dos municípios paranaenses que mais precisam”, disse.
da AEN