há 4 horas
Giovanni Cardoso
O novo estudo do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (15), mostra crescimento na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os eleitores do município de São Paulo, o mais populoso do Brasil.
De acordo com o levantamento, 48,8% dos entrevistados afirmam aprovar a administração federal, contra 48,0% que a desaprovam. Apenas 3,2% não souberam ou preferiram não opinar.
O resultado representa um avanço significativo em relação aos meses anteriores. Em março, a aprovação era de 38,2%, subindo para 41,9% em agosto e chegando agora a quase metade do eleitorado paulistano. No mesmo período, a desaprovação caiu de 58,1% para 48,0%, indicando melhora na percepção da gestão. Entre os fatores que podem ter alavancado a aprovação do presidente está seu posicionamento diante do tarifaço de Trump - o presidente norte-americano, posteriormente, admitiu que conversou com Lula, acenando para uma retomada na relação entre os dois países.
Na avaliação qualitativa, as menções “ótima” e “boa” somam 34,8%, enquanto 25,3% consideram o governo “regular”. Já 38,1% classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”. O índice dos que consideram o trabalho “péssimo” caiu de 35,5% em março para 28,6% em outubro, reforçando a tendência de recuperação na imagem presidencial.
O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, com 905 eleitores da capital paulista. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.