há um dia
Giovanni Cardoso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente em todos os cenários simulados de primeiro e segundo turno para a eleição presidencial de 2026, segundo levantamento da Quaest divulgado nesta quinta-feira (9). A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre os dias 2 e 5 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
É o segundo mês consecutivo em que os números se mantêm estáveis, repetindo os resultados de setembro. Lula passou a liderar todos os cenários simulados desde o levantamento feito em agosto.
No primeiro turno, o presidente lidera mesmo quando confrontado com diferentes nomes da oposição, como Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSD).
Nos principais cenários de primeiro turno:
Cenário com Bolsonaro: Lula tem 35%, seguido de Jair Bolsonaro com 26%, Ratinho Júnior com 10% e Ciro Gomes com 9%.
Cenário com Michelle Bolsonaro: Lula soma 36%, Michelle tem 21%, Ciro e Ratinho aparecem com 10% cada.
Cenário com Tarcísio de Freitas: Lula lidera com 39%, Tarcísio tem 18% e Ciro Gomes, 12%.
Cenário com Eduardo Bolsonaro: Lula tem 35%, Eduardo Bolsonaro, 15%, Ratinho Júnior, 12% e Ciro Gomes, 11%.
Em simulações com três nomes, Lula aparece com percentuais que variam entre 41% e 43%, enquanto os adversários somam índices inferiores. No cenário com Tarcísio e Eduardo Bolsonaro, por exemplo, Lula tem 42%, Tarcísio 19% e Eduardo Bolsonaro 17%.
Nos cenários de segundo turno, Lula também lidera em todas as combinações:
Contra Bolsonaro: Lula tem 46% contra 36% de Bolsonaro.
Contra Michelle Bolsonaro: Lula tem 46%, Michelle, 34%.
Contra Tarcísio: 45% para Lula e 33% para o governador de São Paulo.
Contra Eduardo Bolsonaro: Lula lidera com 46%, Eduardo aparece com 31%.
Contra Ciro Gomes: Lula tem 41%, Ciro, 32%.
Outros cenários incluem Romeu Zema (47% x 32%), Ratinho Júnior (44% x 31%), Ronaldo Caiado (46% x 31%) e Eduardo Leite (45% x 22%).
Entre os nomes testados, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) apresentou o maior índice de rejeição como candidato à Presidência, segundo a pesquisa.