há 5 horas
Amanda Martins

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, virou alvo de críticas nesta quinta-feira (30) após publicar nas redes sociais uma postagem comemorando a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 169/2019, que trata da valorização dos professores e servidores públicos.
O que chamou atenção, porém, não foi o conteúdo do texto, mas a imagem escolhida para ilustrar a publicação: um quarto decorado com pétalas de rosa e balões em formato de coração, cenário que muitos internautas compararam a um quarto de motel.
Nos comentários, professores e usuários reagiram com ironia e indignação. “O que nós, professores, temos a ver com essa foto parecendo um motel brega?”, escreveu uma educadora. Outro internauta questionou: “Por que a Câmara está chamando os professores para uma cama de motel?”. Já um terceiro brincou: “PEC 169 ou PEC 69?”.
Segundo informações divulgadas, o cenário usado por Motta foi inspirado em uma montagem publicada recentemente por Vinícius Júnior e Virgínia Fonseca, que anunciaram um relacionamento em ambiente semelhante.
A publicação ocorreu poucos dias após a Câmara destinar R$ 5 milhões para contratar uma empresa de consultoria de imagem, com o objetivo de melhorar a presença do Parlamento nas redes sociais.
Em sua postagem, Hugo Motta escreveu:
“Aprovamos a PEC 169/2019. É a valorização do professor e do servidor público. O professor vai poder acumular o cargo público com outro de qualquer natureza. A proposta segue para o Senado Federal.”
Apesar da tentativa de comemoração, o tom visual escolhido acabou ofuscando o conteúdo da mensagem e gerando repercussão negativa entre os internautas.