{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Política

Lei de autoria de Fábio Camargo auxiliou na comemoração do Dia da Consciência Negra no Paraná

Aprovada no período que atuava como deputado estadual , a Lei marcou o começo das celebrações da data no estado

há 2 horas

Redação

Publicidade
Lei de autoria de Fábio Camargo auxiliou na comemoração do Dia da Consciência Negra no Paraná
Foto: Reprodução
Publicidade

O Brasil celebra, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, data que reflete sobre a contribuição da população negra para a história e cultura do país. No estado do Paraná, a celebração ganhou destaque após uma sugestão do presidente do Conselho Esatdual de Promoção Racial (CONSEPIR), Doutor Saul Dorval ao então deputado estadual Fábio Camargo, autor da Lei 15.674/2007, que institui a data.

A escolha para o dia 20 de novembro foi proposital, por ser o mesmo dia em que é relembrada a figura de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escrividão no Brasil. Deste modo, a Lei proposta por Camargo buscava honrar a memória daqueles que lutaram e continuam a lutar por justiça e igualdade.

Figuras de resistência no Paraná

Dentro do estado do Paraná, o princípal personagem que auxíliou no processo de abolicição da escravidão é o Barão Ildefonso Pereira Correia, conhecido como Barão do Serro Azul. O seu título foi concedido pela princesa Isabel, responsável por assinar a Lei Aurea, por ter apoiado a abolição. Além disso, ele também foi uma peça-chave para o desenvolvimento do Paraná, contribuindo significativamente para a modernização da região, investindo em infraestrutura, agricultura e educação.

Fabio Camargo possui ancestralidade com o Barão do Serro Azul e, inspirado pelas suas atitudes, buscou desnvolver projetos para o reconhecimento do Dia da Consciência Negra. Em um primeiro momento, pela Câmara Municipal de Curitiba, quando ainda atuava como vereador, entretanto, o projeto foi rejeitado pela casa. Anos depois, a Assembleia Legislativa corrigiu o erro cometido pelos veradores.

Dia do Barão do Serro Azul

Outro ponto a se destacar é que o Dia de Estudo do Barão de Serro Azul, institído pelo então Secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns (atualmente Senador da República), acontece na mesma data do aniversário de Fabio Camargo, em 17 de abril. E por meio de autoria do então senador Osmar Dias e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 15 de dezembro de 2008, foi sancionada a Lei 5298/05 que reconheceu o Barão de Serro Azul como Herói da Pátria.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Renato Freitas pode ter mandato cassado após briga? EntendaO deputado estadual do PT se envolveu em uma briga de rua em Curitiba nesta quarta-feira (19)
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia