há 4 horas
da Redação
A ex-governadora Cida Borghetti (PP) surge como um dos nomes mais competitivos na disputa pelo Governo do Paraná em 2026, segundo pesquisa Futura/Apex. Mesmo sem ocupar cargos eletivos nos últimos anos, Cida alcançou dois dígitos nas intenções de voto e figura entre os primeiros colocados em dois cenários testados sem a presença do senador Sergio Moro (União), também pré-candidato pela mesma federação partidária e que enfrenta um racha partidário.
Nos dois cenários analisados, Cida aparece tecnicamente empatada com Paulo Martins (Novo) e Beto Richa (PSDB), além de se manter próxima de Requião Filho (PDT), que lidera ambos os levantamentos. No primeiro cenário, Cida registra 11,1% das intenções de voto. No segundo, tem 10,9%.
A pesquisa reforça o reconhecimento da ex-governadora entre o eleitorado, principalmente no interior do estado e entre mulheres, de acordo com analistas. Borghetti foi a primeira mulher a comandar o Executivo estadual e, apesar de estar fora da política institucional desde 2018, demonstra manter um recall expressivo.
A coleta de dados foi realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, com 800 eleitores de diferentes regiões do Paraná. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Veja os resultados completos dos cenários sem Sergio Moro:
Cenário 1
Requião Filho (PDT): 21,4%
Beto Richa (PSDB): 17,5%
Paulo Martins (Novo): 12,7%
Cida Borghetti (PP): 11,1%
Guto Silva (PSD): 5,1%
Enio Verri (PT): 2,2%
Ninguém/Branco/Nulo: 18,9%
Indecisos/Não respondeu: 11,1%
Cenário 2
Requião Filho (PDT): 22,4%
Beto Richa (PSDB): 17,3%
Paulo Martins (Novo): 13,9%
Cida Borghetti (PP): 10,9%
Enio Verri (PT): 2,8%
Darci Piana (PSD): 1,7%
Ninguém/Branco/Nulo: 21,6%
Indecisos/Não respondeu: 9,3%
Importante lembrar que o senador Sergio Moro tem encontrado dificuldades dentro da coligação União Brasil/PP (Progressistas) para se firmar como candidato ao governo do Paraná. O presidente do PP, Ciro Nogueira, já sinalizou que não irá desistir de lançar Cida Borghetti para uma candidatura ao Palácio Iguaçu.
Em vídeo, ao lado de Ricardo Barros, Nogueira afirmou: "Quero dar essa tranquilidade a todos os filiados do Paraná que nós saberemos respeitar a decisão dos Progressistas do Paraná, que é o nosso principal diretório do país".