há 4 horas
Gabriel Aparecido

O projeto Teddy acaba de chegar a uma nova etapa em Ponta Grossa. Nesta quinta-feira (23), o cão de assistência jurídica teve sua atuação no Fórum Estadual de Ponta Grossa oficializada, por meio de um Termo de Cooperação firmado entre o órgão, os juizados da Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos do município e o tutor responsável pelo cão.
Leia também: Teddy é o primeiro cão de assistência judiciária em PG e oferece apoio a vítimas de violência
A decisão da Justiça determina que o tutor, o advogado Renato Aparecido Borges, será responsável pelo cuidado e treinamento do cachorro, além de zelar pela sua saúde e bem-estar. O documento também estabelece que o advogado não poderá atuar em casos relacionados à violência doméstica ou à infância e juventude, evitando assim qualquer risco de conflito de interesses no trabalho realizado pelo Teddy.
Por se tratar de um projeto piloto, ou seja, em período de testes, o trabalho do cão será avaliado durante o primeiro ano de atuação.
O Golden Retriever foi trazido da cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, em julho deste ano. O cão recebe acompanhamento e treinamento desde filhote, para atuar na Justiça de Ponta Grossa. O objetivo dos idealizadores é que Teddy auxilie as vítimas, especialmente crianças, a enfrentar momentos de dor de forma mais leve e acolhedora.