há 9 horas
Amanda Martins

O programa Ponto de Vista, do D’Ponta News em parceria com a Rádio T, recebeu neste sábado (21) o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), presidente do PT-PR e líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Durante a entrevista, ele analisou o cenário político para as eleições de 2026, comentou possíveis candidaturas ao Governo do Estado e falou sobre a organização do partido para o próximo pleito.
Ao avaliar o panorama eleitoral, Chiorato apontou que vê como consolidada a pré-candidatura de Requião Filho (PDT), que conta com apoio do PT. Também citou o senador Sergio Moro (União) e nomes do grupo governista, como Guto Silva (PSD), Alexandre Curi (PSD) e Rafael Greca (PSD), destacando que, em sua avaliação, o candidato do governador deve ser Guto Silva. Ele ainda mencionou a possibilidade de uma candidatura oriunda do partido Missão, ligado ao MBL.
Sobre Sergio Moro, Chiorato afirmou que o senador enfrenta dificuldades jurídicas. O deputado lembrou que foi autor de pedido de cassação do mandato de Moro por supostos gastos acima do teto eleitoral e citou outros processos em tramitação, incluindo casos no CNJ e ações que podem impactar sua elegibilidade.
Celepar e Tribunal de Contas
Outro tema abordado foi a possível venda da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Chiorato elogiou a atuação do conselheiro Fábio Camargo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), afirmando que ele tem exposto, de forma técnica, questionamentos sobre o processo. O deputado criticou a condução da proposta e declarou que a empresa, segundo ele, não deveria ser vendida, destacando que a Celepar registra lucro anual de aproximadamente R$ 400 milhões e é responsável pela proteção de dados do Estado.
Organização do PT para 2026
Na condição de presidente estadual do PT, Chiorato afirmou que o partido já definiu aliança com Requião Filho para a disputa ao Governo e indicou a ministra Gleisi Hoffmann (PT) como pré-candidata ao Senado. Segundo ele, a legenda trabalha para ampliar suas bancadas estadual e federal, com expectativa de eleger até sete deputados estaduais e ampliar a representação na Câmara Federal.
O parlamentar destacou que o objetivo do partido é fortalecer a base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional, ampliando o número de representantes no Paraná.
Trajetória pessoal e rotina política
Durante a entrevista, Chiorato também falou sobre sua trajetória pessoal. Natural de uma pequena cidade do interior do Paraná, contou que trabalhou no mercadinho da família desde os 12 anos e atribuiu aos pais a base de sua formação.
Casado e pai de dois filhos, ele relatou as dificuldades de conciliar a intensa rotina política com a vida familiar. Pré-candidato a deputado federal, afirmou que a mudança representará apenas alteração no destino das viagens, de Curitiba para Brasília, mantendo a rotina de percorrer o Estado.
Ao final da entrevista, Chiorato comentou ainda sobre o Campeonato Paranaense, declarando torcida por uma final entre Operário e Londrina.
O programa Ponto de Vista segue recebendo representantes de diferentes correntes políticas, mantendo espaço aberto ao debate de ideias no cenário estadual.