há 13 horas
Amanda Martins

O programa Ponto de Vista, do D’Ponta News em parceria com a Rádio T, recebeu neste sábado (21) recebeu o presidente do Sicredi na regional Campos Gerais, Márcio Zwierewicz.
Durante a conversa Márcio afirmou que o sistema cooperativista da instituição se tornou referência mundial no segmento de crédito. Segundo ele, as 100 cooperativas regionais são totalmente integradas e solidárias entre si, garantindo proteção, segurança e confiança aos associados.
“Hoje o Sicredi é um exemplo para o mundo em termos de cooperativa de crédito, porque as 100 cooperativas regionais são totalmente integradas e solidárias entre si, dando proteção, segurança e confiança ao associado. Tudo isso surgiu da união de pessoas”, destacou.
Zwierewicz ressaltou ainda o impacto econômico local da instituição. Em Ponta Grossa, segundo ele, o Sicredi gera cerca de 500 empregos diretos. “Eu pergunto: quantos empregos um banco digital gera na cidade? Muitas vezes, você tendo uma conta no Sicredi, recebe seu salário aqui e consome no comércio local, o que gera multiplicação da moeda”, afirmou.
De acordo com o presidente, ao manter uma conta corrente ou poupança na cooperativa, o associado não apenas utiliza serviços financeiros, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e social da comunidade. “Você se beneficia e gera crescimento econômico e social na sua cidade, na sua comunidade e no seu estado”, disse.
Atualmente, o Sicredi soma 10 milhões de associados em âmbito nacional e cerca de 50 mil colaboradores. Apesar do porte, Zwierewicz garante que a instituição mantém a essência do relacionamento próximo. “Chegamos a um tamanho enorme, somos um gigante nacional, mas não perdemos a essência do relacionamento próximo e humano com as pessoas”, afirmou.
Durante a entrevista, o presidente também respondeu a questionamentos sobre a utilização das agências em diferentes estados. Segundo ele, o associado pode ser atendido em qualquer unidade do país.
“O Sicredi hoje tem a mesma marca em todo o Brasil. As 100 cooperativas regionais usam o mesmo sistema, tudo é totalmente integrado. Você pode depositar ou sacar em qualquer agência do Brasil e será muito bem acolhido”, explicou.
Zwierewicz destacou que a presença da cooperativa se estende de pequenas cidades do interior a grandes centros. “Onde você estiver, vai ter um Sicredi e você terá com quem contar”, concluiu.