há 3 dias
João Barbiero

A preferência do governador Ratinho por Guto Silva é evidente, mas não é uma decisão definitiva, muito menos já tomada. A pesquisa anunciada nesta semana deve ter deixado o governador de cabeça quente e em dúvida sobre o que fazer e qual candidato lançar. Obviamente que 84% de aprovação do seu governo o credita para lançar um candidato com grandes chances de ganhar a eleição, mas precisa combinar com o povo primeiro.
Alexandre Curi tem a preferência de muitos prefeitos que, aliás, são determinantes numa eleição para o executivo estadual. Com tudo isso, e até essa situação interna dentro do time do governador se definir, o candidato Sergio Moro lidera as pesquisas, até porque não tem adversário definido ainda.
Os números pontuados pelo também pré-candidato Requião Filho são oriundos da herança deixada pelo pai somados aos não simpatizantes das outras candidaturas e, claro, também com a postura firme e atuante como deputado estadual na oposição do governo Ratinho, desempenhando um bom trabalho na Assembleia Legislativa.
Em síntese, o que se percebe é que se Moro não ganhar a eleição no primeiro turno ele terá grande dificuldade no segundo páreo, pois ninguém irá somar com ele, mas irão se multiplicar contra ele.
E o Greca? O Greca é o vice dos sonhos de qualquer candidato e isso lhe credita a ser também forte "candidato", sua força em Curitiba e Região Metropolitana é incomparável além dele ser amado por onde anda, então cuidem-se com o Greca. Quem está no jogo pode fazer gol a qualquer momento.
Vamos aguardar os próximos capítulos.
João Barbiero é empresário e analista político
*Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do Portal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos termos e problemas brasileiros e mundiais que refletem as diversas tendências do pensamento