há 9 horas
Amanda Martins

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou a aliados próximos, nesta semana, que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) será seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília, é a primeira vez que Bolsonaro manifesta de maneira clara a intenção de lançar o filho primogênito ao Palácio do Planalto.
Segundo o portal Metrópoles, Bolsonaro avalia que Flávio ganhará robustez política à medida que assumir oficialmente o papel de pré-candidato, intensifique viagens pelo país e protagonize embates diretos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-mandatário acredita que o senador garante unidade interna no PL e terá palanques estratégicos, especialmente com o apoio de governadores aliados como Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.
A orientação já é para que Flávio amplie sua agenda nacional nos próximos meses, assumindo o lugar de articulação que Bolsonaro ocupou nos últimos anos. Dentro da própria família, a escolha também é vista como a mais “previsível” para o sistema político e o setor econômico, considerada a postura mais moderada do senador em comparação aos irmãos.
No novo desenho eleitoral, Michelle Bolsonaro deve disputar o Senado pelo Distrito Federal, enquanto o vice da chapa de Flávio provavelmente será indicado por um partido de centro, como estratégia para ampliar alianças e atrair segmentos mais moderados.
Do lado governista, lideranças do PT defendem a manutenção da chapa atual, com Geraldo Alckmin (PSB) novamente como vice de Lula em 2026, reforçando a aliança construída em 2022.