O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, é o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 7 de fevereiro. Das 8h às 9h, ele será entrevistado por jornalistas de emissoras de rádio de todo o país, para falar das políticas de desenvolvimento e reindustrialização adotadas pelo Governo Federal, em especial a Nova Indústria Brasil (NIB).
Lançada no último dia 22 de janeiro, a nova política industrial traz diretrizes que visam a retomada do crescimento do setor nos próximos 10 anos. Elaborada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), do qual participam 21 órgãos governamentais e 21 representantes do setor produtivo e da sociedade, a Nova Indústria Brasil tem como meta promover um processo de neoindustrialização, aliado à transição ecológica, para transformar o perfil da indústria brasileira em um setor mais inovador, mais verde, mais exportador e mais produtivo.
Também foi elaborado um plano de ação com medidas até 2026. Serão R$ 300 bilhões para financiamentos destinados a projetos da Nova Indústria Brasil nos próximos três anos, a serem geridos por BNDES, Finep e Embrapii e disponibilizados por meio de linhas específicas, com foco nos seguintes eixos: 1) Mais produtividade – para ampliar a capacidade industrial, com aquisição de máquinas e equipamentos; 2) Mais Inovação e digitalização – projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; 3) Mais Verde – projetos de sustentabilidade da indústria; e 4) Mais Exportação – incentivos para o acesso ao mercado internacional.
CNDI – A reinstalação do CNDI, com participação de 20 ministérios, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de 20 entidades do setor industrial e outras 15 entidades da sociedade civil, foi essencial para a elaboração da NIB. Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também preside o conselho, a nova política para o setor deve, necessariamente, focar na pesquisa e tecnologia para tornar o país cada vez mais competitivo.
“A nova política posiciona a inovação e a sustentabilidade no centro do desenvolvimento econômico, estimulando a pesquisa e a tecnologia nos mais diversos segmentos, com responsabilidade social e ambiental. Esta política representa uma visão de futuro. Uma declaração de confiança em nossa capacidade de competir e liderar áreas estratégicas diante do mundo”, afirmou Alckmin no lançamento da NIB.
TRANSMISSÃO AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao vivo. Pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov.
Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal do programa “A Voz do Brasil”. O “Bom dia, Ministro” é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, em parceria com a EBC.
PARTICIPE – Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222.1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República