{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Brasil

Governo estuda acionar Justiça após Congresso derrubar vetos de Lula ao PL do Licenciamento Ambiental

A medida está em discussão entre auxiliares do governo e deve ser definida após uma reunião entre a ministra do Meio Ambiente e os integrantes do Planalto na próxima semana

há 2 horas

Amanda Martins

Publicidade
Governo estuda acionar Justiça após Congresso derrubar vetos de Lula ao PL do Licenciamento Ambiental
Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
Publicidade

O Palácio do Planalto avalia judicializar a derrubada, pelo Congresso Nacional, dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental. A medida está em discussão entre auxiliares do governo e deve ser definida após uma reunião entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e integrantes do Planalto na próxima semana.

Segundo o informações do Metrópoles, a avaliação interna é de que o governo precisa apresentar uma resposta política e institucional à derrubada dos vetos, especialmente após o Brasil sediar a COP30, evento que reforçou compromissos ambientais e colocou o país sob maior escrutínio internacional. Para assessores presidenciais, a flexibilização proposta pelo Congresso contraria diretrizes ambientais defendidas pelo Executivo.

Segundo integrantes do Planalto, o governo já esperava que os vetos fossem derrubados, mesmo antes do episódio que levou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a abrir uma crise com o Executivo. A votação refletiu, segundo auxiliares, a intensa pressão exercida pela bancada ruralista, considerada uma das mais influentes do Congresso Nacional.

O projeto de licenciamento ambiental voltou ao centro das discussões após parlamentares ignorarem os vetos presidenciais a trechos considerados sensíveis pela área ambiental do governo. Marina Silva e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, vinham discutindo previamente quais dispositivos poderiam ser vetados, cientes da resistência no Legislativo.

Agora, com o revés consumado, o Planalto avalia acionar o Judiciário para tentar restabelecer parte das restrições derrubadas pelo Congresso, no que seria uma nova etapa da disputa política sobre o tema.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

SC cria cadastro de pedófilos e agressores sexuais com acesso público: entenda a leiDecreto regulamenta nova legislação e define que dados de condenados por crimes sexuais contra menores estarão disponíveis em site, visando à proteção da comunidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia