há 2 horas
Heryvelton Martins

A Airbus determinou atualização imediata de software em cerca de 6 mil aeronaves da família A320 após incidente com voo da JetBlue em outubro, quando radiação solar intensa corrompeu dados de controle de voo, causando descida abrupta.
O problema afeta o computador ELAC, responsável por comandos de profundores e ailerons, e pode levar a movimentos não autorizados do leme, com risco de ultrapassar limites estruturais da aeronave. A Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) prepara diretiva de aeronavegabilidade de emergência para exigir inspeções e correções antes do próximo voo com passageiros.
A medida atinge mais da metade da frota mundial de A320, incluindo modelos A318, A319, A320 e A321 (ceo e neo), com atualizações em solo que duram horas na maioria dos casos. Cerca de dois terços das aeronaves precisam apenas de rollback de software, mas centenas de jatos mais antigos exigem modificações de hardware, podendo grounded por semanas.
Companhias como American Airlines (340 aviões afetados), Avianca (70% da frota paralisada), Air New Zealand, Jetstar e possivelmente TAP já iniciam ações, prevendo atrasos e cancelamentos, especialmente em rotas de feriado.
A Airbus enfatiza que a falha, embora rara, ocorre em condições ambientais específicas e instrui operadores a agir sem demora para mitigar riscos. Reguladores como FAA e EASA validam a análise preliminar, que aponta influência de radiação solar no ELAC 2 durante voo de Cancún a Newark, com passageiros hospitalizados após pouso de emergência em Tampa.
Operadoras coordenam com autoridades para retorno seguro à operação, limitando interrupções em meio à alta demanda aérea.