há 2 horas
Carlos Solek

Os protestos no Irã deixaram mais de 500 mortos, segundo informações de um grupo de direitos humanos divulgadas neste domingo (11). Teerã ameaçou atacar bases militares americanas caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpra suas ameaças de intervir em favor dos manifestantes.
De acordo com a CNN Brasil, enquanto os líderes religiosos da República Islâmica enfrentam os maiores protestos desde 2022, Trump tem repetidamente ameaçado intervir se a força for usada contra os manifestantes.
Segundo dados mais recentes — coletados por ativistas dentro e fora do Irã — o grupo de direitos humanos HRANA, com sede nos EUA, afirmou ter verificado a morte de 490 manifestantes e 48 membros das forças de segurança, além de mais de 10.600 pessoas presas em duas semanas de protestos.
O Irã não divulgou um número oficial de mortos e a agência de notícias Reuters não conseguiu verificar os números de forma independente. Os protestos acontecem em diversas regiões do país contra o atual governo do aiátola Khamenei.