há 18 horas
Revista D'Ponta

Um estudo de 2020, publicado na revista científica Frontiers, intitulado “A relação entre espiritualidade, comportamentos relacionados à saúde e bem-estar psicológico”, chegou à conclusão de que a espiritualidade exerce uma influência positiva e decisiva sobre a saúde e o bem-estar psicológico e que programas que incluem práticas espirituais contribuem para a melhora da saúde mental. Isso significa que, se você quer falar de qualidade de vida, tem de falar também de espiritualidade.
A pastora da igreja Renovo e influenciadora cristã Tatiane Joslin, de Ponta Grossa, observa justamente que a qualidade de vida não é algo que vem de fora, mas que começa de dentro. “Nós costumamos pensar em qualidade de vida como algo que vem de fora, mas, na verdade, ela começa dentro. Fomos criados de forma integral por Deus, e nenhuma parte de nós pode ser negligenciada”, explica, citando que, para aqueles que desejam ter mais qualidade de vida em 2026, é preciso cuidar do corpo, da alma e do espírito.
Templo do Espírito Santo
Tati, como é mais conhecida, lembra que, segundo a Bíblia, o corpo humano é o templo do Espírito Santo. “Quando compreendemos isso, cuidar do corpo deixa de ser vaidade e passa a ser zelo por uma vida que honra a Deus”, explica. Para ela, isso significa, na prática, dormir bem, alimentar-se com sabedoria, manter o corpo em movimento e não ignorar os sinais de exaustão. “Não se culpe por cuidar de você. Muitas vezes, não nos cuidamos devidamente por acharmos que se trata apenas de algo externo, estético ou supérfluo. Mas a realidade é que ter saúde é essencial para viver bem em todas as áreas. É com seu corpo que você serve, abraça, ama e ensina”, aponta.
Alma e espírito
A pastora observa que a alma precisa de tanto cuidado quanto o corpo e que ela também pode se sobrecarregar com preocupações, ansiedades e pensamentos que não vêm de Deus. “A alma é onde estão a nossa mente, vontades e emoções. É a sede da nossa personalidade. Em tempos tão barulhentos, cuidar da alma é silenciar o mundo e ouvir a voz de Deus”, afirma, aconselhando a escolher com sabedoria o que se lê, se ouve ou se assiste, buscar momentos de descanso real, estar com pessoas que fazem bem e cultivar a gratidão.
“O espírito é a parte do nosso ser que nos conecta com Deus. É onde Deus quer habitar e é n’Ele que encontramos direção, força e propósito”, aponta Tati. Para cuidar do espírito, a pastora orienta o cultivo de um relacionamento pessoal e diário com Jesus. “Conecte-se a uma comunidade de fé que pregue o evangelho da graça de Deus, que não produz peso, tormenta ou condenação, mas produz descanso e paz. Não transforme a vida espiritual em obrigação, mas em um deleite”, conclui.
Texto: Michelle de Geus
Pauta e edição: Rafael Guedes
Conteúdo publicado originalmente na edição 310 (nov) da revista D'Ponta