Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024

Ponta-grossense tem trabalho reconhecido em premiação de agência da ONU

2021-12-17 às 13:30

A Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – é um braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que atua no mundo todo para combater a fome e divulgar modos de alimentação mais sustentáveis. Desde 2019, a organização reconhece os melhores funcionários no FAO Employee Recognition Awards – Prêmio de Reconhecimento aos Funcionários, em tradução livre -, nas categorias Young, Young at Heart e Team (Jovem, Jovem de Coração e Equipe). E a cidade de Ponta Grossa tem representante na lista dos premiados. Aline Czezacki Kravutschke, de 27 anos, é a Oficial de Comunicação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura no Brasil e foi reconhecida nesta quinta-feira (16) por seu trabalho na entidade na edição de 2021 da premiação. Entre os mais de 2 mil funcionários em todo o mundo, ela ficou entre os 100 melhores na categoria Young. A premiação funciona através de votação feita entre os escritórios da entidade, que indicam os funcionários com atividades exemplares. Durante a cerimônia que divulgou os vencedores, o Diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Qu Dongyu, enfatizou a determinação e compromisso dos vencedores e de suas equipes.

Aline iniciou sua trajetória no escritório brasileiro da organização em junho de 2020, já durante um momento delicado da pandemia de Covid-19 no país. Ela conta que o começo se mostrou desafiador. “Em junho a FAO lança seu principal relatório sobre fome no mundo, então já foi um desafio enorme chegar e assumir essa responsabilidade de um relatório tão grande e que é referência mundial”, afirma. Apesar das dificuldades, ela destaca a importância da atuação da FAO: “É um trabalho muito bacana porque você lida com pautas de relevância extrema para a população. Você está falando de fome, produção de alimentos de forma sustentável. Considero temas muito importantes, foi um prazer aprender mais sobre eles”.

Graduada em Jornalismo pela UEPG e tendo estudado parte da infância e toda a adolescência no Colégio Sepam, ela lembra que um dos momentos mais marcantes em 2021 foi no Dia Mundial da Alimentação, que acontece todos os anos no dia 16 de outubro. “A FAO, em parceria com outras três agências internacionais que atuam com agricultura e alimentação, realizou muitas coisas. Conseguimos iluminar o Senado e o Congresso com mensagens sobre como o país pode se recuperar melhor no pós-pandemia. Falar de fome nesse contexto que vivemos tem um impacto significativo muito importante. Hoje, são mais de 20 milhões de pessoas no Brasil passando fome. Foi um momento bem impactante. Colocamos em duas casas legislativas uma mensagem muito relevante e atual”, destaca.

Aline Czezacki em frente ao Congresso, na ação do Dia Mundial da Alimentação

Para os próximos anos, Aline pretende continuar aumentando o alcance das pautas defendidas pela FAO. “A ideia é que a gente continue trabalhando para as pessoas. Não há como falar do nosso trabalho sem pensar que isso vai ter um impacto na vida dos outros. Estou muito feliz e realizada trabalhando lá, junto a uma equipe muito comprometida, com profissionais que me inspiram todos os dias. Espero que a gente consiga apoiar o país nessa recuperação pós-pandemia para reverter o cenário de fome e insegurança alimentar”, afirma.