Uma das bandeiras defendidas pelo senador e candidato à reeleição, Alvaro Dias (Podemos), é o fim do foro privilegiado. Antes mesmo do assunto ser debatido entre diversas esferas da sociedade, ele já se posicionava para acabar com a medida. Em 2017, através de suas redes sociais, Dias já se posicionava sobre a questão. “É preciso que o foro privilegiado seja definitivamente eliminado da Constituição do país. Não podemos continuar como o paraíso da impunidade”, publicou. No mesmo ano, a PEC 333/2017, de autoria do paranaense e que visa extinguir o benefício, foi aprovada no Senado e desde então está na Câmara dos Deputados e aguarda votação em Plenário.
Em junho de 2022, o assunto voltou a ser citado por Dias durante pronunciamento no Senado, onde destacou que a população clama por uma atitude. Na ocasião, o senador reforçou que mais de 55 mil autoridades brasileiras têm foro privilegiado, número que não se repete em nenhum outro país. “O projeto, de minha autoria, foi aprovado no Senado há mais de 5 anos, e depende apenas de uma sessão da Câmara dos Deputados, com a votação em dois turnos”, afirmou.
Alvaro Dias defende também o restabelecimento da prisão em segunda instância como medida essencial para o aprimoramento do sistema judicial brasileiro. A medida, de acordo com o senador, tornaria o sistema judicial brasileiro mais moderno.
Historicamente, Alvaro Dias sempre manteve uma forte oposição a privilégios de autoridades, tendo dispensado vantagens, como o auxílio-moradia e verbas indenizatórias, gerando assim economia de milhares de reais para os cofres públicos.
da assessoria