Um dos SUVs mais queridos do Brasil, o Honda HR-V finalmente ganhou uma nova geração. Como um visual completamente novo (mantendo a plataforma da geração anterior), o carro ganha muita tecnologia e uma nova motorização: sai o 1.8 e entra o 1.5, com 126 cavalos de potência. Já as versões mais caras ficam com o 1.5 turbo com 177 cavalos. O design fez o carro ganhar uma linha de cintura mais alta e um design mais imponente, parecendo maior, embora permaneça com o mesmo comprimento. Além disso, ele mantém o ‘truque’ das maçanetas das portas traseiras escondidas na linha da coluna traseira, ao lado do vidro. E, apesar da aparência mais volumosa, perdeu bastante espaço no porta-malas, de 437 litros para 354 litros. A pré-venda foi iniciada no começo de agosto e os preços partem de R$ 142,5 mil na versão com motor aspirado, sempre com câmbio automático. As versões com o motor turbinado partem de R$ 176,8 mil. Contudo, desde a versão mais básica, o modelo já conta com o pacote Honda Sensing, com controle de cruzeiro adaptativo com a função “anda e para”, sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres, assistente de manutenção de faixa, entre outros.
Silverado e Blazer retornam ao Brasil
A Chevrolet confirmou, em julho último, dois lançamentos muito interessantes para o Brasil no futuro, de veículos que já eram vendidos em terras tupiniquins no passado: a Blazer e a Silverado. Mas não se engane. Embora se mantenham como uma SUV e uma picape, os modelos quase nada têm a ver com aqueles que já vimos por nossas ruas. A Blazer, por exemplo, será 100% elétrica, com potência digna de um esportivo, com 560 cavalos e autonomia de 530 quilômetros. Ela será lançada nos Estados Unidos no próximo ano, com previsão de chegar ao país a partir de 2024. Já a Silverado está prevista para chegar ao Brasil em outubro de 2023, na categoria de picapes grandes, para rivalizar com a Ram 1500 e com a Ford F-150, que também já foi confirmada pela Ford para o país. Seu principal atrativo é o motor V8, exatamente o mesmo do Camaro, um 6,2 litros que desenvolve 426 cavalos de potência. Ambos os modelos (Blazer e Silverado) contarão com tração nas quatro rodas. Os preços, porém, ainda não foram divulgados.
Sacudida no mercado dos SUVs elétricos
A tecnologia e a eletrificação dos carros sacudiu o mundo automotivo. A Tesla, por exemplo, de uma nova marca desconhecida se tornou a montadora mais valiosa do mundo, superando as grandes tradicionais centenárias. Mais recentemente, outro nome começou a se destacar por seus modelos “off-road” extremamente rápidos: a montadora Rivian, também americana, que tem como um dos principais acionistas Jeff Bezos, fundador da Amazon. A empresa começou a produzir carros no primeiro semestre deste ano, os modelos R1T (Picape) e R1S (SUV), totalizando mais de 8 mil veículos montados nesses seis meses. Veículos muito capazes em trechos acidentados, com rodas aro 21, ambos têm quatro motores elétricos, um em cada roda, que geram o equivalente a mais de 800 cavalos de potência, fazendo os grandalhões (a picape tem 5,5 metros de comprimento) de três toneladas acelerarem de zero a 100 km/h em três segundos. A autonomia declarada gira em torno de 500 quilômetros, e os preços partem de US$ 67,5 mil na versão R1T e US$ 72,5 mil na R1S.
Por Fernando Rogala
Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #292 Setembro de 2022.