A Santa Casa auxilia, em média, 6 pacientes por mês a vencer a batalha contra o câncer na região dos Campos Gerais. Por mais que a pandemia tenha acabado, para algumas pessoas a luta pela vida ainda não acabou. Na Santa Casa de Ponta Grossa, atualmente cerca de mil pacientes continuam em tratamento contra o câncer.
No primeiro trimestre de 2023, 18 pacientes tocaram o Sino da Vitória na instituição, sinalizando o fim de mais uma etapa do tratamento. Um dos casos é o da senhora Raquel Aparecida Araújo Santos, com 44 anos, que vem lutando contra o câncer de colo de útero há 8 anos, e na semana passada tocou o tão sonhado Sino. Um momento emocionante, esperado por todos os pacientes que iniciam seus tratamentos na Instituição.
O Dr Jonathan Geronasso Simões, médico oncologista da Santa Casa, explica e reforça a importância da realização do exame Papanicolaou periodicamente para diagnosticar lesões pré-invasivas: “diagnosticar o câncer de colo do útero precocemente é fazer exames de Papanicolaou periódicos, que podem ser combinados com o teste para HPV.
Como o exame de Papanicolaou se tornou rotineiro no país, diagnosticar lesões pré-invasivas (pré-cancerígenas) do colo do útero se tornou muito mais comum do que diagnosticar um câncer invasivo. Estar alerta para quaisquer sinais e sintomas de câncer de colo do útero também pode evitar atrasos desnecessários no diagnóstico da doença. A detecção precoce melhora as chances de sucesso do tratamento e impede que as alterações precoces das células do colo do útero se tornem cancerígenas”.
A Santa Casa de Ponta grossa é referência em alta complexidade no atendimento SUS para 28 municípios dos Campos Gerais. Em média 6 pessoas por mês vencem mais uma batalha com o tratamento na nossa Casa Hospitalar, contra um problema de saúde pública mundial. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025.
São histórias como essa, da Senhora Raquel, que nos mantêm firmes na missão de acolher e tratar o paciente respeitando sua individualidade, proporcionando uma experiência em saúde com ética, segurança, tecnologia e resolutividade.
Ajude que mais histórias com a da Raquel se repitam. Apoie a Santa Casa. Seja um doador, ligue para (42) 99948-0085 e se informe.
da assessoria