Terça-feira, 15 de Outubro de 2024

Dr. Rafael Santos pontua as principais indicações para a realização da cirurgia de amígdala

2023-12-21 às 10:22
Foto: Eduardo Vaz

O otorrinolaringologista, Dr. Rafael Santos, esteve no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (21), falando sobre a atuação da especialidade relacionada ao público infantil.

Atendimento pediátrico e cirurgias 

Dr. Rafael pontua que atende todas as faixas etárias na sua especialidade. “Eu atendo crianças, adultos e idosos, dessa forma tenho a oportunidade de conviver com pessoas que estão em todos os ciclos da vida. Particularmente tenho um carinho especial em atender a população pediátrica”, pondera. “Naturalmente como as tratamos durante as consultas [de um modo descontraído], hoje mais de 50% dos meus pacientes são as crianças”, acrescenta.

O otorrinolaringologista aponta que a cirurgia de amígdala e adenoide é a mais realizada em crianças em todo o país. “Independente de outras especialidades, essa é a cirurgia que acaba sendo a mais frequente no dia a dia”, afirma.

Ele também destaca que a cirurgia de amígdala não deve ser realizada em todas as pessoas, porém sob supervisão e orientação do seu médico. “Esta cirurgia possui indicações muito específicas e uma delas são as infecções recorrentes nas amígdalas. Então as pessoas que têm amidalites com muita frequência, após realizar a cirurgia diminuirá drasticamente o número de vezes em que a pessoa fica doente [com infecções, febres e afins]”, assegura. “Eu sempre saliento que isso é algo que deve ser avaliado individualmente pelo profissional e pelo paciente para ver se realmente há a indicação”, complementa.

Quando realizar a cirurgia?

Dr. Rafael destaca que existe um protocolo definido pela literatura médica com as principais indicações para a realização da cirurgia. “As principais indicações são as infecções de repetição. Então para as crianças passamos a indicar a cirurgia a partir do momento que elas possuem mais de sete infecções causadas por bactérias em um ano, mais do que cinco infecções causadas por bactérias em dois anos consecutivos ou mais do que três infecções bacterianas durante três anos consecutivos”, pontua.

O especialista ressalta que essa é uma indicação protocolar clássica da otorrinolaringologia. “Além disso, algumas crianças e adultos têm as amígdalas extremamente grandes que acabam causando uma obstrução respiratória. Isso pode acontecer durante o dia ou de noite, proporcionando ronco e eventualmente até mesmo apneia. Então a outra indicação para a cirurgia é quando a amígdala é grande o suficiente para causar essa obstrução na respiração”, pondera.

Momento de buscar a ajuda de um otorrinolaringologista

O otorrinolaringologista comenta que é importante os pais saberem que a criança precisa respirar pelo nariz. “Esse é o principal sinal que os pais precisam observar, ou seja, não é normal que as crianças respirem pela boca ou com a boca aberta. A respiração pela boca trará consequências para a criança, desde infecções recorrentes da via respiratória até ocasionar um desenvolvimento anormal da face. Isso fará com que a criança tenha problemas na arcada dentária e necessite de um tratamento odontológico”, afirma.

Outro ponto destacado pelo especialista é o fato de crianças que roncam durante a noite. “Algumas pessoas acreditam que isso é normal, porém a criança que ronca com frequência não está dormindo bem e respirando adequadamente. Dessa forma, ela precisa ser avaliada por um profissional competente da área”, finaliza.

Serviço

O Dr. Rafael Santos atende na clínica O1 Saúde localizada na R. Padre Ildefonso, 475 – Centro. O telefone para contato é: (42) 3122-9600.

Você também pode conferir a estrutura da clínica e mais sobre a equipe médica no site.

Confira a entrevista completa: