Domingo, 06 de Outubro de 2024

Ponto de Vista: ‘Um diploma abre portas, mas o que te mantém é sua capacidade de dar resultados’, analisa diretor da ESIC Internacional, Alexandre Weiler

2024-04-06 às 15:00

Com exclusividade ao Ponto de Vista, programa apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (6), o diretor acadêmico e de negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, deu algumas dicas para quem deseja incrementar o currículo com uma certificação internacional, numa instituição que está ao alcance de qualquer paranaense, tanto no modo presencial quanto a distância.

“A ESIC é uma escola de negócios europeia, há quase 80 anos, hoje está na Europa, Estados Unidos, China e tem um campus no Brasil. Eles escolheram a cidade de Curitiba e o estado do Paraná para ter essa sede física. Mas o interessante é que hoje estamos em todo o estado do Paraná, em pelo menos mais 36 pontos do Brasil, com parcerias como a que temos com o ilustríssimo professor Luciano Salamacha. Graças a ele, estamos na Serra Gaúcha, estamos em São Paulo, estamos em Santa Catarina – em vários locais – e isso é muito interessante”, destaca.

Segundo Weiler, “a ESIC é uma Escola de Negócios que traz para os brasileiros a grande oportunidade de mudar de vida, de crescer de vida”.  Dos 14 campi internacionais da ESIC, o brasileiro é o único campus filantrópico, ou seja, com cursos a preço de custo.

Conforme o diretor acadêmico da instituição, há alunos que saem do campus de Curitiba rumo ao ensino em unidades internacionais ainda durante a graduação; outros preferem fazê-lo durante a pós e há quem vai para outro país assim que conclui a graduação. “Temos alunos brasileiros egressos, de Curitiba, que atuam na Holanda, na Bélgica, na Suíça, na Alemanha e, recentemente, tivemos vários deles indo para os Estados Unidos. Temos, hoje, aluno nosso gestor da Ernst & Young, em Manhattan, nos EUA”, enaltece. Para ingressar na faculdade ESIC, o aluno que conclui o ensino médio no Colégio Internacional é submetido a uma entrevista e já entra na graduação na Escola de Negócios.

“Moramos num país riquíssimo, que tem fontes de matéria-prima excelentes, fora uma matriz energética fora do comum e tem um povo criativo, inovador e excelente em gestão. Aliás, somos um dos povos que mais empreende na face da terra, mas um dos que menos inova, por isso que a mortandade entre as empresas em nosso país é muito grande”, diz.

Na análise de Weiler, a combinação de fatores – mercado consumidor, fonte energética e ser um país de dimensões continentais – poderia fazer com que o Brasil já tivesse marcas muito mais fortes e consolidadas. “O que precisa é, justamente, colocar gente que ensine negócios em altíssimo nível. E esse é um dos diferenciais da ESIC Internacional: ensina negócios em alto nível, com qualidade internacional e, especialmente, com ética, porque somos um grupo cristão. A médio e longo prazo, a única forma de sua empresa ser sustentável é a parte ética estar muito presente no ambiente de negócios”, comenta.

Pós-graduação     

A diferença primordial da pós-graduação da ESIC em relação a das demais instituições, conforme Weiler, é o padrão internacional. “Normalmente, um curso de pós-graduação MBA no Brasil tem 360 horas-aula, em aulas de 40 minutos. Trabalhamos com 460 ou 600 horas, que é o padrão internacional. Não apenas 12 ou 14 disciplinas, mas entre 30 e 50 disciplinas. A pessoa que sai do nosso master, do nosso MBA, da nossa pós-graduação sai preparada para o nível diretor, não só para nível gerencial ou analista. E tem o padrão internacional: se amanhã ou depois a pessoa quiser morar no exterior, ou trabalhar numa empresa transnacional, ou tem uma empresa que quer atuar no exterior também, fazendo a nossa pós-graduação, ela já está preparada para isso. Em mais de 90% dos países do mundo, nossa pós-graduação já tem praticamente validade automática, com ISO 9000”, ressalta.

Focada em excelência e qualidade no ensino, a ESIC trouxe de Harvard a metodologia Peer Instruction, em que o aluno adota postura mais ativa na interação com o docente. Da Europa, foram importados os métodos Transformative Learning e Campus Infinito. A aprendizagem transformativa é uma teoria de ensino aplicada a jovens e adultos, baseada na ideia de que o aluno pode ajustar seu pensamento baseado em novas informações e transformar sua perspectiva em três dimensões: psicológica, conviccional e comportamental. Já a perspectiva do Campus Infinito permite ao aluno dos MBAs decidir se assiste à aula presencialmente ou se a acompanha, ao vivo, a partir de qualquer dispositivo, sem prejudicar a interação estudante-professor, em comparação a um EaD convencional, que é assíncrono (gravado).

“De qualquer cidade, você pode assistir, ao vivo, nossas pós-graduações, porque elas são transmitidas ao vivo. Você aparece [na tela] na lateral, interage com o professor e os demais alunos. Não é aquela coisa estática”, diz.

O mesmo método de interação EaD é adotado também nos cursos de graduação. O diferencial da ESIC, nesse aspecto, é o enfoque em uma disciplina por mês. Nessa modalidade, as provas são presenciais e aplicadas mensalmente ou a cada seis meses. Os programas duram de dois a quatro anos, porém, a ESIC oportuniza o “método acelerado” para concluir o curso mais rápido.

“Para a mãe de família que não consegue tempo para continuar estudando ou aquele empresário que corre o dia inteiro, de um lado para outro, e quer atualizar seu conhecimento, com uma disciplina por mês, certificação internacional e o método Peer Instruction, de Harvard, dentro dos nossos programas, aí o céu é o limite”, acredita Weiler.

O diretor acadêmico da ESIC Internacional de Curitiba avalia que a graduação e a pós são os maiores investimentos da vida e que a estagnação da carreira, muitas vezes, é resultado do contrato de um programa de graduação ou pós somente pelo preço. “Ele acaba condenando a carreira dele, para o resto da vida, a ser assistente ou analista”, opina.

“Uma coisa que as pessoas descobrem, às vezes, um pouco tarde, é que um diploma até abre portas para você, mas a única coisa que te mantém lá dentro é sua capacidade de dar resultados”, acrescenta.

Nesse sentido, o diretor acadêmico da ESIC Internacional costuma recomendar a todos que façam um curso de Gestão, independente da área, e algo ligado ao empreendedorismo, para aprender sobre o mundo dos negócios. “Porque é isso que vai te dar uma liberdade para atuar em qualquer área que você goste”, justifica.

Impulso para o profissional liberal que precisa empreender

Weiler destaca que boa parte do público da ESIC Internacional é formado por profissionais que visam redirecionar suas carreiras, tanto através de uma segunda graduação quanto por meio de pós-graduações. “Temos recebido na ESIC Internacional, para fazer uma segunda graduação, ou mesmo para fazer um MBA em Gestão de Negócios, Gestão de Projetos, Gestão de Negócios em Marketing, Gestão Financeira, entre outros, engenheiros, advogados, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas. Gente de praticamente todas as outras profissões, porque eles descobriram que, depois que você se forma, você precisa abrir o próprio negócio ou torcer para que alguém te contrate. Aí você descobre que torcer para que alguém te contrate é colocar na mão de outra pessoa o controle das tuas horas, o valor da tua hora e a hora que você aplica isso e o pessoal está descobrindo que ter o próprio negócio é extremamente importante e a questão está sendo levada para outro patamar. Por isso, estamos recebendo pessoas de todas as idades: 20 anos, 40 anos e até de 72 anos, vindo fazer a primeira ou a segunda graduação, porque está remanejando a carreira”, exemplifica.

Segundo Weiler, muitas pessoas têm buscado a área de negócios porque, com a expectativa de vida em franco crescimento, quem está na faixa dos 45 a 50 anos atualmente, ainda vai ter pelo menos mais uma ou duas trocas de carreira até o fim da vida profissional, enquanto quem tem menos de 30 poderá exercer três, quatro e até seis carreiras diferentes.

ESIC

Concebida como Escuela Superior de Ingenieros Comerciales (ESIC), por padres espanhóis da congregação do Sagrado Coração de Jesus, em 1965, a instituição foi o primeiro centro de estudos superiores de Marketing da Espanha. Com o propósito de ajudar as empresas a se desenvolverem através da análise e relação com os mercados, ao longo de quase seis décadas, o estreito vínculo com o mundo empresarial gerou mais de 120 acordos estratégicos com universidades e escolas de negócios de todo o mundo e convênios com cerca de 2,5 mil companhias, que facilitam a empregabilidade de alunos e ex-alunos.

O Campus Faculdade ESIC Internacional fica na Rua Padre Dehon, 184 – Hauer – Curitiba (PR). Telefone: 0800 41 3742. Mais informações: esic.br.

Confira a entrevista na íntegra

Ponto de Vista 

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.