da assessoria*
O candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Aliel Machado (PV), pretende adotar uma série de ações para fortalecer a educação na cidade. Entre as propostas previstas no Plano de Governo está a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nas regiões do Tânia Mara; Borato; Parque do Café; Santa Terezinha; Vila Raquel; e Jardim Cachoeira. Além disso, o candidato propõe novas escolas no Recanto Verde; Jardim Panamá; Buenos Aires; e Jardim Califórnia.
Aliel avaliou o cenário do ensino na cidade e falou sobre a necessidade de melhorias. “Para oferecer um ensino de qualidade, é necessário estrutura. Estamos cientes da demanda que existe por vagas nas creches em Ponta Grossa e queremos dar essa tranquilidade às famílias. Vamos garantir que toda a escola conte com laboratório, refeitório e cozinha nova, além de promover as reformas necessárias nas unidades educacionais da nossa cidade. A educação de Ponta Grossa precisa ser valorizada de verdade. Além das melhorias estruturais, também é preciso dar apoio a todos os profissionais que atuam nesse setor tão importante para a sociedade”, disse.
Merenda Todo Dia
Outro projeto que também está ligado à área da educação é o programa ‘Merenda Todo Dia’. “Atualmente, temos muitas crianças em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes não têm o que comer fora da escola. Em diversos dias do ano nós não temos merenda por causa de feriados, férias, finais de semana. O nosso programa, prevê um cartão de crédito no valor de R$ 200 reais para as famílias, para uso exclusivo em estabelecimentos credenciados, com foco apenas na alimentação. Começaremos com 7 mil crianças já no ano que vem, exigindo como contrapartida a carteira de vacinação das crianças atualizada, a ampliação da frequência das crianças na escola e a realização de cursos de qualificação por parte de algum parente próximo”, explicou.
Qualificação profissional
De acordo com Aliel, também é necessário garantir ações de qualificação para os jovens ponta-grossenses. “Em outra frente, também investiremos em programas de educação e capacitação que preparem os cidadãos para as demandas do mercado de trabalho atual, especialmente em setores tecnológicos emergentes. A qualificação profissional é essencial para reduzir as desigualdades e abrir novos caminhos para o emprego. Precisamos de ações que gerem oportunidades para os nossos jovens, com foco também nas profissões do futuro. Queremos mapear essas demandas e fortalecer as parcerias com esse foco”, disse.