Após a reeleição de Elizabeth Schmidt (União) para a Prefeitura de Ponta Grossa nesse domingo (27), o Portal D’Ponta News elencou suas principais promessas de campanha para os próximos quatro anos de mandato. Relembre:
Gestão plena de saúde
Elizabeth propôs o novo modelo de administração em que Ponta Grossa passa ter autonomia total na gestão do orçamento enviado pelo Ministério da Saúde. “A prefeitura irá administrar a verba do SUS de acordo com a necessidade da cidade e tudo funcionará de forma integrada, desde as unidades de saúde até os grandes hospitais, administrando as filas de exames, leitos nos hospitais e cirurgias”, declarou Elizabeth durante a campanha.
Centro de Saúde no antigo Mercado Municipal
No local do antigo Mercado Municipal, Elizabeth sugeriu a instalação de áreas de consultórios e serviços de agendamento, capacitação e gerenciamento do sistema municipal de saúde, recebendo também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Novas bases do Samu
Elizabeth apresentou a proposta de criação de quatro novas bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para otimização dos atendimentos à população.
Ambulatório LGBTQIA+
Em seu novo mandato, Schmidt propôs a criação do primeiro ambulatório do Paraná voltado exclusivamente para atendimento de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais, (LGBTQIA+) e outras.
Ambulatório de Saúde Mental Online
A prefeita eleita sugeriu, durante sua campanha, a implantação de teleconsultas para otimizar a fila de atendimentos a pessoas com transtornos mentais.
CAPS 24 horas
Também voltado para pessoas com transtornos mentais, Elizabeth apresentou a proposta para criação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com atendimentos 24 horas por dia.
Clínicas credenciadas para atendimento a animais
Elizabeth propôs o credenciamento de clínicas veterinárias para atendimento de Emergência aos animais sem tutor ou baixa renda.
Polícia Municipal
Para a segurança pública de Ponta Grossa, Schmidt sugeriu transformar os guardas civis municipais em policiais municipais, tão logo a legislação federal admita, garantindo-lhes maior autonomia e recursos para desempenhar suas funções de forma eficaz.
Vizinhança Segura
Também pensando na segurança pública do município, Elizabeth apresentou a proposta para ampliação do programa Vizinhança Segura para todos os bairros de Ponta Grossa. Através deste, moradores podem disponibilizar o acesso às suas câmeras privadas para as forças de segurança da cidade, auxiliando o trabalho das equipes.
Suprimento de 100% da demanda nos CMEIS
Em seu primeiro mandato, Elizabeth afirmou ter criado mais de 1.900 vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Para o novo mandato, ela propôs suprir 100% da demanda através da implantação de novas unidades escolares.
Veja o plano de governo da campanha de Elizabeth, registrado no Tribunal Superior Eleitoral, na íntegra: