Os estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Ponta Grossa, que atende desde a Educação Infantil (creche) até o 5º ano do Ensino Fundamental, retornam às aulas na próxima segunda-feira (10). No total, o município atenderá aproximadamente 34 mil alunos em 88 escolas municipais e 71 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) no início de 2024.
A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que a preparação para o retorno às aulas incluiu uma grande contratação de profissionais para a Educação. “Foram mais de 600 pessoas contratadas, entre professores, assistentes de educação e estagiários, que estarão junto conosco neste ano. Tenho certeza de que será mais um ano de grandes realizações e aprendizados para cada um de nossos estudantes e profissionais”, afirma a prefeita.
Desde quarta-feira (05), todos os servidores da Educação retornaram às atividades em suas unidades escolares, preparando os ambientes e planejando o acolhimento dos estudantes, além do trabalho pedagógico. A partir de segunda-feira (10), começam a contar os 200 dias letivos do calendário escolar. O cronograma completo, incluindo os períodos de recesso, está disponível na página da Secretaria Municipal de Educação: sme.pontagrossa.pr.gov.br/calendario.
Nesta semana, a secretária de Educação, professora Joana D’Arc Panzarini Egg, reuniu as equipes gestoras dos CMEIs e escolas para apresentar sua equipe de trabalho e as diretrizes da gestão. “Nossa principal orientação para este início de ano letivo é que cada profissional seja acolhido com carinho, afeto e respeito. Que cada criança seja recebida com um olhar atencioso e generoso, e que as famílias sejam bem atendidas, para que possamos estabelecer uma parceria duradoura ao longo do ano, sempre em benefício dos alunos. Essas são as condições essenciais para o sucesso do aprendizado”, ressalta a secretária.
Novos CMEIs, obras e projetos
Neste ano serão finalizadas quatro novas unidades de CMEIs: Vila Isabel, Jardim Esplanada, Núcleo Rio Verde e Jardim Royal. Além disso, dez escolas estão passando por obras de ampliação e reforma para aumentar a capacidade de atendimento e oferecer mais conforto aos alunos.
Na área pedagógica, programas educacionais serão ampliados, como o English for Kids, que oferece aulas de inglês para crianças desde a Educação Infantil. Também serão criados novos LACs – Laboratórios de Aprendizagem Criativa – além da ampliação do CIAC Superação, voltado ao atendimento de estudantes neurodivergentes, entre outros projetos.
Materiais escolares e uniformes
Desde o primeiro dia de aula, os estudantes terão à disposição todos os materiais escolares necessários, sem necessidade de aquisição pelas famílias. As escolas contarão com cadernos e demais itens essenciais, que serão repostos ao longo do ano. Os uniformes escolares serão entregues em 2025. A expectativa é que a indústria fornecedora repasse os kits ao longo do primeiro trimestre letivo.
da assessoria