A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a partir desta terça-feira (11), as operações aéreas da Voepass devido a questões de segurança. A decisão, tomada de forma cautelar, permanecerá em vigor até que a companhia consiga demonstrar a correção das “não conformidades” nos sistemas de gestão da empresa.
Segundo a Anac, a suspensão foi necessária em razão da incapacidade da Voepass de resolver as irregularidades identificadas durante a supervisão da Agência, além do descumprimento das condições previamente estabelecidas para a continuidade das operações com segurança.
O comunicado da Anac também faz referência ao acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP), que resultou na morte de 62 pessoas. Desde então, a Agência tem acompanhado a situação da empresa, que não atendeu a diversas medidas solicitadas, como a redução da malha aérea, aumento do tempo de solo das aeronaves para manutenção e a troca de administradores.
Em fevereiro de 2025, após nova auditoria, a Anac identificou uma redução na eficiência do sistema de gestão da empresa e o descumprimento contínuo das exigências feitas anteriormente. Além disso, foi observada a reincidência de irregularidades que haviam sido apontadas e consideradas resolvidas em fiscalizações passadas.
A não observância dessas medidas foi interpretada pela Anac como uma “quebra de confiança”, o que levou à suspensão das operações até que a empresa possa comprovar que atende aos padrões de segurança exigidos.
A Voepass, formada pelas companhias Passaredo Transportes Aéreos e Map Linhas Aéreas, opera atualmente com seis aeronaves. Os passageiros afetados pelo cancelamento dos voos devem entrar em contato com a empresa ou com a agência de viagens responsável para solicitar reembolso ou reacomodação em outros voos.
Em nota, a Voepass confirma que recebeu a notificação e afirma que já iniciou “as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora”. Veja abaixo a íntegra do documento:
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que recebeu a notificação da ANAC de suspensão de sua operação e iniciou as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora.
A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança.
Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível.
Todos os passageiros que forem impactados neste momento serão atendidos nos termos do previsto pela ANAC, na Resolução 400 – que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos.