Na tarde desta terça-feira (18), a captação do Rio Pitangui voltou a operar e a produção de água tratada está restabelecida, em 100%, no sistema de abastecimento de Ponta Grossa. A partir de agora, o abastecimento segue em recuperação gradual dos níveis de reservação para o abastecimento de todas as regiões da cidade, ao longo destas terça e quarta-feira (19), com normalização completa em todos os pontos da rede de distribuição na quinta-feira (20).
Segundo o diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, a retomada da captação Pitangui foi possível graças a uma grande força-tarefa, que envolveu cerca de 100 trabalhadores, entre empregados próprios e terceirizados. As equipes trabalharam ininterruptamente desde o último domingo (16) para estabilizar a tubulação e adequar os dispositivos para conter os vazamentos provocados pela pressurização da água.
Mesmo com os serviços seguindo todos os protocolos da Sanepar, a complexidade da obra exigiu soluções diferenciadas. Uma peça especial, feita de forma emergencial durante a madrugada, foi entregue de helicóptero e instalada na manhã de hoje, junto a outros dispositivos vindos de São Paulo, Curitiba e da Lapa.
“O conserto precisava ser feito de imediato, para não comprometer a retomada do abastecimento pela qual estamos trabalhando diuturnamente. Para se ter ideia do risco operacional existente, um vazamento deste tipo na tubulação chega a um jato de 150 metros, o que seria equivalente a um prédio de 50 andares”, explica Wippel.
A Sanepar continua monitorando e analisando diariamente o sistema, bem como atendendo as demandas pelos canais oficiais. Clientes de Ponta Grossa podem entrar em contato pela Central de Relacionamento na Balduíno Taques, 1150, pelos telefones 42 2102-4600 e pelo site https://site.sanepar.com.br/site/contato-ponta-grossa.