Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024

A ponta-grossense Lojas MM comemora 42 anos com 200 lojas no Brasil

2020-03-03 às 16:24

“Promover conquistas para as pessoas. Este é nosso jeito de ser”, destaca o fundador da Lojas MM, Jeroslau Pauliki. A empresa completa 42 anos de tradição e inovação no varejo neste ano.

Com o propósito de ajudar as pessoas a conquistarem seus sonhos, a Lojas MM completa 42 anos de atividades no varejo em 2020. À frente do grupo está Jeroslau Pauliki, presidente e fundador, que em 1978 abriu, juntamente com um sócio, a primeira loja que oferecia um grande diferencial perante a concorrência: abrir crédito para os consumidores de menor poder aquisitivo.

Considerada a maior do seu ramo no Paraná, a MM também atua nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com mais de 2,5 mil colaboradores, a varejista possui 200 lojas físicas, estando presente ainda em rede nacional através das vendas pelo site, app e do marketplace.

O segredo do sucesso

A história da MM foi construída sob diversos valores e através de uma gestão profissionalizada, os quais continuam presentes no dia a dia da empresa. “Prezamos sempre pela nossa simplicidade e foi o nosso ‘jeitão’ que nos fez chegar até aqui. Esse jeito não tem muito segredo: dois mais dois são quatro, ou seja, é algo certo. Já se for dois mais três, passa da conta e não vende. E se for dois mais um e meio, aí quebra. É assim que funciona”, declara o presidente e fundador da Lojas MM, Jeroslau Pauliki.

Segundo o fundador, o sucesso da empresa foi gradativo, o que os fortaleceu ao longo dos anos, mesmo perante os desafios, foram os princípios e os colaboradores que realmente ajudaram a MM se mover. “As pessoas são e sempre foram meu ponto de apoio”, destaca.

Propósito: Promover conquistas para as pessoas

Desde o início, o propósito da rede de varejo era vender para quem não tinha crédito e até hoje é assim. “Eu acredito que a MM promove conquistas para as pessoas, realizando seus sonhos, pois muitos compram para ter uma realização para ele ou sua família”, afirma o fundador.

Ele cita como exemplo o caderno de ofertas que chega em diversos lares ou até mesmo quando o cliente acessa o produto no celular. “Com certeza, na hora em que pessoa olha o produto, ela já visualiza em casa, tem o sonho de comprá-lo. Aí quando chega em uma de nossas lojas é o momento de realizá-lo e nós conseguimos proporcionar isso, através de um bom atendimento, com boas condições de pagamento e buscando fazer algo com o jeito do cliente”, evidencia.

Crescimento e expansão

De uma pequena loja de móveis a uma das maiores redes de varejo do país, a MM tem hoje mais de 200 lojas físicas e oferece mais de 1200 produtos para os seus clientes. “Crescemos porque fomos nos adequando, conforme o desenvolvimento do país e também entendendo o que o cliente precisava”, relata o presidente.

Para fidelizar os clientes e conquistar novos, a MM aposta no bom atendimento, no marketing inovador e no mesmo ‘olho no ‘olho’ lá de trás, de quando abriram a primeira loja. “Temos 700 vendedores diferentes, cada um do seu jeito, mas são eles que fazem o nome da MM transpor fronteiras com segurança e com a seriedade naquilo que fazemos”, frisa.

Para 2020, e para os próximos anos, o plano de expansão está traçado, explica o vice-presidente comercial/compras, Emílio Glinski. “Vamos investir na conquista de novos clientes e na fidelização dos que já temos, por isso temos 90 cidades mapeadas em diversas regiões para a possível criação de novas lojas e também já programamos a reestruturação e modernização de nossas filiais, cerca de 35 por ano”, conta. “Além disso, estamos crescendo muito nas vendas on-line, em breve lançaremos uma nova plataforma de nosso atacado”, revela.

Simplicidade até na hora de cobrar

Para a Lojas MM, aexcelência no atendimento é prioridade, atendendo a todos da mesma forma, até na hora de cobrar. “Mantemos uma boa relação com nossos clientes, renegociando sempre que necessário e oferecendo condições para que eles possam pagar suas dívidas tranquilamente. Pois, desde que iniciamos, nosso objetivo era conceder crédito para aqueles que não tinham”, reforça Jeroslau.

Logística é o grande diferencial na relação com o cliente

De acordo com o presidente, as vendas em lojas físicas e virtuais fazem parte de um mesmo processo dentro da empresa. Isso acontece porque os clientes estão cada vez mais exigentes, principalmente, quando o assunto é o recebimento do produto dentro do prazo estipulado e é aí que o serviço eficiente do pós-venda faz toda a diferença.

O vice-presidente comercial/vendas, Marcio Pauliki, conta que a MM consegue entregar em até três dias o produto na casa do cliente, desde que seja em uma das cidades que a rede tem loja. Já em alguns outros locais, como é o caso de Ponta Grossa, o cliente pode receber até no dia seguinte. “Hoje temos um índice de reclamações de pós-venda baixíssimo, uma evidência disso é a posição como uma empresa excelente no site Reclame Aqui, que também demonstra que nosso foco é no cliente”, evidência.

Reconhecimento e premiações

Ao longo das quatro décadas, a Lojas MM conquistou mais de 35 prêmios, inclusive estando por diversas vezes entre as ‘Melhores empresas para se trabalhar’. Motivo de orgulho para o presidente. “Acreditamos muito em nossos colaboradores e é isso que nos dá a garantia de recebermos vários prêmios. Pois, se eles não fizerem um bom trabalho, não conseguiremos chegar a lugar algum”, pondera.  

A vice-presidente RH/Financeiro, Juliana Pauliki Michalowski, ressalta o ideal do fundador de que as pessoas são fundamentais. “Nós investimos muito na capacitação e valorização dos nossos colaboradores, onde destinamos uma parte expressiva do orçamento para treinamentos e cursos. Acreditamos que pessoas motivadas fazem a diferença em nosso negócio”, enfatiza.

Uma empresa familiar e sólida

“Há anos contamos com duas gerações no dia a dia da empresa: eu e meus quatro filhos – cada um em sua área, mas todos eles tiveram vivências em vários setores para poder gerir bem nosso negócio”, diz Jeroslau.  “A terceira geração também já está vindo aí, interessada em trabalhar na empresa. Isso é muito importante para mim, pois é a segurança do amanhã e a continuidade da história da MM”, alegra-se.

Inovação

A rede de varejo participa de vários eventos voltados ao setor, o intuito é buscar as melhores práticas para o negócio e oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor. “A MM é uma empresa tradicional, mas que não parou no tempo”, salienta o presidente. Prova disso é que, nos últimos anos, a MM investiu fortemente em tecnologia nos seus diversos departamentos.

“Investimos em um sistema frente de loja 100% próprio; em ferramentas de relacionamento; na otimização da logística; e no atendimento omnichannel – onde o cliente pode comprar pelo site ou app, tendo a possibilidade de receber em casa ou retirar na loja”, detalha Marcio Pauliki. “E também criamos o MMLabs (2017), um laboratório de inovação que desenvolve sistemas próprios e busca a melhor experiência para clientes e colaboradores”, realça.

 O futuro MM

“Para um futuro desafiante, vamos continuar valorizando as pessoas, porém nos adequando aos novos tipos de comércio e agregando sempre a inovação”, alega o presidente. Além do que a Lojas MM já oferece hoje, como o e-commerce com vendas para todo país e o marketplace, há novidades que vem por aí.

“Nosso objetivo é ter lojas mais próximas das pessoas, mais enxutas e com serviços complementares – uma espécie de central de produtos e serviços com tudo o que o cliente busca”, revela Marcio Pauliki.  A MM também terá um cartão de crédito próprio e um projeto que deverá trazer inúmeras novidades, inclusive unindo a jornada de compra do consumidor, relacionamento, inovação, e integração on e off.

Comemorações

Nesta segunda-feira (2), a empresa reuniu em seu auditório mais de 200 líderes de lojas, supervisores, diretores e gerentes de departamento para, além de lançar seu planejamento anual, comemorar os 42 anos da empresa. 

O evento também foi o momento de lançar a campanha de aniversário da MM: “É do Seu Jeito”. “O objetivo desse mote é demonstrar a flexibilidade que os milhares de clientes têm quando buscam preço com condições que cabem no bolso, além é claro, de experimentarem um excelente atendimento – marca registrada da MM”, declara Marcio. “Afinal, como o slogan da empresa diz: Porque você é fundamental e ponto final”, conclui.