Ponta Grossa está em oitavo lugar no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) realizada pelo Tribunal de Contas do Estado. O município está atrás de Candói, Cascavel, Maringá, Londrina, Andirá, Bom Sucesso do Sul e Jesuítas.
O resultado do levantamento feito no ano passado pode ser conferidos por meio de um infográfico com mapa disponibilizado no site do TCE-PR. A aferição do indicador, desenvolvido pela Corte em 2018, resultou em um ranking dos portais da transparência dos 399 municípios do Paraná.
Para verificar o desempenho de cada portal, foi firmado um termo de cooperação técnico-científica entre o TCE-PR e a Universidade Positivo, após esta vencer processo de chamamento público realizado pelo Tribunal. Em seguida, foram realizados 12 encontros, entre outubro e novembro de 2019, nos quais 35 alunos do primeiro ao quinto ano do curso de Direito da instituição de ensino analisaram a qualidade dos portais da transparência municipais.
Ao longo de todo o processo, os estudantes foram orientados por servidores do TCE-PR que, após os encontros, validaram, por amostragem, os resultados obtidos pelos universitários. A avaliação dos portais levou em consideração cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.
A parceria – que não envolveu a transferência de recursos financeiros do Tribunal para a Universidade Positivo – teve como objetivo desenvolver o controle social e estimular a cultura de participação do cidadão na fiscalização dos entes públicos. A iniciativa, componente do Programa de Transparência Pública do TCE-PR, almejou ainda promover a integração entre o órgão e a sociedade, visando a promoção de melhorias na gestão dos municípios paranaenses.
Informações e imagens: TCE-PR