Terça-feira, 01 de Outubro de 2024

Uso de ivermectina como prevenção à Covid-19 tem o apoio de 88% dos internautas, afirma prefeito

2020-07-10 às 09:20

Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel afirmou que 88% dos internautas são favoráveis aos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município poderem receitar a ivermectina e acreditam que o cidadão tem direito a receber esse medicamento como forma de prevenção à Covid-19. A pesquisa foi realizada nas redes sociais da Rádio Mundi FM durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’. 

Rangel revelou que já imaginava que a medida seria apoiada pela maioria dos ponta-grossenses. “A grande maioria da população quer um ato pró-ativo do governo. Não quer que o governo fique esperando as coisas acontecerem”, enfatiza.

O comitê do Centro Operacional de Emergência (COE), formado por médicos e infectologistas, ainda está elaborando o protocolo precoce que será adotado em Ponta Grossa para garantir a segurança clínica da medica. Nesta semana, o prefeito já autorizou a aquisição e distribuição gratuita do medicamento ivermectina para a população e outras ações. “Ponta Grossa vai oferecer esse direito para a população. Se existe essa possibilidade e o medicamento não causa mal, por que a gente não vai fazer?”, questiona.

Protocolo de prevenção foi alvo de críticas por parte da população

Rangel também aproveitou o espaço do ‘Programa Nilson de Oliveira’ para rebater as críticas que vem recebendo ao protocolo de prevenção à Covid-19. “A pressão é grande. Fui chamado até de irresponsável”, desabafa Rangel. Entretanto, ele garante que não se abala com as críticas. “Eu não ligo para essas coisas. Eu sempre falo que nós [Prefeitura Municipal] somos pró-ativos. Eu não gosto de ficar esperando, aguardando as coisas acontecerem”, frisa.

Ele acredita que foi essa pró-atividade a responsável pelos bons resultados de Ponta Grossa no combate ao coronavírus. “É por isso que a nossa cidade tem bons números, porque nós fomos adiante, fomos abrindo a picada no meio do mato. As críticas que fizeram no começo do nosso trabalho caíram por terra”, ressalta. 

“Eu não sou médico, eu não sou farmacêutico, eu não entendo muito disso, mas a minha equipe entende e a minha equipe é a melhor do Brasil”, diz Rangel. Para o prefeito isso não se trata de prepotência. “Os nossos índices de resolutividade são os melhores do país. As ações que nós fizemos em Ponta Grossa são as melhores do Brasil, neste momento. Eu não sei como é que vai ser o futuro, mas neste momento eu posso falar que Ponta Grossa tem os melhores números do país”, afirma. 

De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde, Ponta Grossa registra 636 casos de coronavírus e apenas quatro óbitos em decorrência da doença.