Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Campos Gerais

BALANÇO 2025: Juca Sloboda avalia avanços e desafios em Jaguariaíva

Considerado "desafiador", o prefeito detalhou sobre os principais acontecimentos deste ano para o D'Ponta News

há 11 horas

Gabriel Aparecido

Publicidade
BALANÇO 2025: Juca Sloboda avalia avanços e desafios em Jaguariaíva
Foto: Amanda Martins / D'Ponta News

Em conversa com o D'Ponta News, o prefeito de Jaguariaíva fez uma análise do ano de 2025 para a administração municipal de Jaguariaíva. Entre dividas da gestão anterior e tarifas econômicas aplicadas na produção local, o chefe do executivo contouq ue 2025 foi um ano "desafiador" para a Prefeitura. Por outro lado, ele observa que com um bom planejamento, novas oportunidades puderam ser criadas dentro do município. 

O prefeito contabilizou que, apenas este ano, puderam ser entregues novos barracões industriais, novos veículos para atendimento de saúde, espaços de acolhimento social; além de obras para pavimentação de estradas rurais e urbanas, para facilitar o trânsito pelo município. Entre os princípais pontos que o prefeito pôde destacar de 2025 estão: o enfrentamento ao 'Tarifaço', a pavimentação de estradas e a segurança pública. 

Tarifaço

As tarifas sob os produtos brasileiros em 2025, aplicadas pelo governo dos Estados Unidos, afetou a região de diferentes maneiras. Entretanto, a forte indústria madeireira do município foi uma das mais atingidas pela medida norte-americana. Uma das empresas da região, a BrasPine, desligou cerca de 400 funcionários e deixou em layoff outros 1100, por conta das tarifas norte-americanas.

Como medidas para conter as consequências do tarifaço, a Prefeitura começou uma série de ações para auxiliar os trabalhadores afetados. Dentre elas, estiveram cursos de profissionalização e qualificação para os dispensados - logo após a decisaão da empresa. Posteriormente, a Prefeitura realizou um "Mutirão de Empregos", com cerca de 20 empresas ofertando novas vagas.

Para Juca, a siatuação no município, que foi afetado economicamente, começa a estabilizar. Ele avalia que isso vem em por conta da retirada gradual das tarifas, fruto de um trabalho conjunto do Governo Federal com os municípios. Em setembro, o prefeito, junto de outros representantes do executivo da região, esteve em Brasília para conversar com o vice-presidente Geraldo Alckimin. Na ocasião, Sloboda contou ao D'Ponta News que o vice-presidente foi solicito ao escutar os problemas enfrentados pelos Campos Gerais, tendo trabalhado para destinar recursos para a região.

"Jaguariaíva passou por bastantes dificuldades com relação ao tarifaço, mas a gente tem conseguido se recuperar na medida do possível", concluiu o prefeito.

Após a aplicação da tarifa, para conter gastos públicos, a festa de aniversário da cidade - que acontece na mesma data que Ponta Grossa - foi cancelada. Com o mesmo objetivo, recentemente, o prefeito devolveu parte de seu salário para os cofres públicos, para garantir uma estabilidade para o município. 

Pavimentação

Outro aspecto levantado pelo prefeito são os diversos investimentos para a área de infraestrutura do município, especialmente, para o pavimentação. Tanto na área rural, quanto na área urbana, o prefeito contou que a soma de recursos chegam a uma média de R$ 100 milhões apenas para o asfaltamento das vias.

Os valores para o investimento vem principalmente do Governo do Estado, através de programas como 'Asfalto Novo, Vida Nova'. Durante uma das últimas visitas do Secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, à região, Jaguariaíva garantiu R$ 15 milhões para asfaltamento de áreas urbanas. "São obras que já estão em execução e tem melhorado a qualidade de vida da nossa população". analisou.

Segurança

Com a integração da Guarda Civil Municipal (GCM) à força policial de Jaguariaíva, o prefeito destacou outra área que tem sido de grande importância para a gestão: a segurança pública. Juca foi enfático ao dizer que, graças ao trabalho realizado pelos agentes, os casos de violência tem estado em constante queda em 2025. De acordo com ele, os casos criminais tiveram uma queda de 68%, em média.

"Dentro de qualquer governo, a prioridade sempre será em primeiro lugar a saúde e em segundo a segurança da população, e aqui não é diferente", enfatizou.

Juca relata que isto estava dentro do seu Plano de Governo ao assumir a chefia da Executivo, além de ser uma constante demanda da população. Por fim, ele conta que, para melhorar a atuação das equipes no município, no decorrer do ano foram adquiridas novas viaturas, veículos e equipamentos para os agentes. 

O último levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP - PR) foi divulgado em uma reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em setembro deste ano. Durante a exibição dos dados, foram mostrados que, apesar de ainda altos, toda a região apresentou uma queda nos números, se comparados ao mesmo período (Janeiro à setembro) do ano anterior.

Planjamento para 2026

Ao pensar no ano seguinte, o prefeito conta que a prefeitura tem pelo menos três objetivos concretos: novas obras para melhoria na infraestrutura municipal, aumento de empregos e uma maior estabilização da renda. "Já estamos pensando em como melhorar a vida do cidadão aqui no município, nos mais diversos setores de serviços públicos", concluiu. 

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Concessionária prevê horários com maior fluxo de veículos em rodovias estaduais no fim de ano; confira A expectativa é que mais de 52 mil veículos passem pelas rodovias durante o natal e o ano novo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia