Sábado, 12 de Julho de 2025

Bebê morre após atendimento negado em UBS de Jaguariaíva; prefeito se manifesta

Pronunciamento ocorre após denúncia de falhas no atendimento em Unidade Básica de Saúde do município
2025-07-11 às 15:59

O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PL), publicou um vídeo nas redes sociais comentando a morte de Aylla Eloá, bebê de um ano e três meses, que faleceu após, segundo a família, ter atendimento negado em uma Unidade Básica de Saúde do município. No vídeo, Sloboda aparece ao lado dos pais da criança e afirma: “Fizemos tudo que podíamos, mas infelizmente não conseguimos salvar a vida dela”.

O prefeito admitiu que houve falhas no atendimento público, reconhecendo problemas nos procedimentos e acolhimento prestados à família. Ele lamentou profundamente o ocorrido, pediu desculpas à família e à população, e prometeu transparência na apuração do caso, além de mudanças nos protocolos das UBSs para evitar que situações semelhantes se repitam. “Falha teve. De atendimento, de procedimentos, de acolhimento. E nós não vamos jamais acobertar o que aconteceu. […] Trazer a criança de volta a gente não vai conseguir, mas o que a gente quer é jamais repetir o erro, como aconteceu”, declarou Sloboda.

Entre as medidas anunciadas, está a criação de um protocolo de acolhimento para as UBSs, a troca da coordenação das unidades básicas da área urbana e a presença de enfermeiras específicas para o primeiro atendimento. O prefeito também reforçou que foi aberta uma sindicância administrativa para apurar responsabilidades e que a Prefeitura está acompanhando de perto as investigações da Polícia Civil.